O Blog Além dos Olhos foi criado dia 18 de Março de 2012. Seu principal objetivo é descrever situações do cotidiano que algumas vezes passam despercebidas à olhares superficiais, tanto para quem escreve, como para quem lê. Ao entrar aqui, dará vazão à busca pelo entendimento sem se preocupar se irá encontrá-lo ou não. Cada linha rege a harmonia da dança dos nosso dias.
E que não se prenda em seus conceitos para que seja meu leitor, pois aqui não há uma verdade absoluta, encontre o seu sentido parafraseando significados que nascem no seu interior. Reflita, questione, refute, pense além!
Boa Leitura.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Educação para quem?


O desejo é o desejo do outro e a educação é um caminho de sublimação das pulsões sexuais, onde estas são direcionadas para um alvo não-sexual, afim de camuflar a neurose  através de objetos socialmente valorizados.
Logo, o transcorrer dessa dinâmica diz respeito ao cotidiano das crianças e as relações que são estabelecidas com os adultos que as cercam. Mais que isso, diz respeito aos sonhos, medos, esperanças e expectativas relativos ao mundo do amanhã.
A realização do desejo recalcado pelo adulto é transferida para o sonho que ele mesmo semeia na criança. Daí, podem derivar as frustrações causadas pela exigência do laço social.  A criança é alienada dos próprios temores, e dessa forma se torna presa fácil para as peripécias do adulto, que utiliza da escola, como um objeto de terceirização dos bons costumes. No mesmo momento em que esta função é atribuída à escola, torna-se impossível para este mesmo adulto, sustentar o fato de que é evidente a impotência, insuficiência e inoperância da função de sua função no âmbito familiar.
Assim, podemos começar a compreender o mecanismo que conduz a busca pelo conhecimento, que se olhado de uma maneira mais incisiva, se mostra como o fruto de um fracasso constante e gradativo, que tenta emergir como pulsão satisfeita no desejo do outro para com o outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário